BRAINSTORMING

O que é Brainstorming?

Brainstorming é literalmente: “tempestade cerebral” em inglês ou tempestade de ideias. Trata-se de uma atividade para explorar a potencialidade criativa de um grupo.

NOTA: Não existe ideia ruim, ruim é não ter ideias!

REUNIÃO:

Toda reunião tem que ser pensada antes de ser convocada e deverá ter como princípio: Início — Pauta — Fim, ou seja, deve-se definir qual PAUTA será tratada, deve-se definir o horário de início da mesma (este deve ser respeitado por todos, solicitando que cheguem 15min antes, para que a reunião ocorra no horário pré-estabelecido) e deve ter hora de término. Uma reunião que dure duas horas deixa de ser reunião e passa a ser bate-papo. Definindo regras objetivas e claras, os participantes passam a produzir durante uma reunião, contribuindo com mais eficácia.

Realize reuniões de Brainstorming sempre que necessário, mas mantenha o mediador da reunião atento ao que será discutido, a escutar todas as ideias, como simplesmente uma ideia, anotando todas elas, sem descarte prematuro, e focado no horário de conclusão da reunião. Uma reunião pode ser executada em 20 minutos, uma hora ou um período de horas. Não é a quantidade de horas que irá definir a produtividade e retorno da reunião, mas sim a aplicação da regra de ter uma pauta definida para discussão, hora de início e fim.

Deixe uma resposta